Perupatolinha no Aconchego Carioca: segunda edição

 

Perupatolinha com as batatas

Durante anos, eu tive uma obsessão: o perupatolinha. Pra quem nunca ouviu falar, o nome explica o que é o prato: um peru recheado com um pato recheado com uma galinha, com direito a recheios entre um e outro. Meu colega de O Dia Pedro Landim chegou a pesquisar, descobrimos que era um prato típico da Lousiania, nos Estados Unidos, e que o recorde de preparar um animal recheado por outros era da França, algo que ultrapassava dez bichos.

Pois bem: desde que ouvi falar, fiquei com essa cisma. E tentei convencer alguém a se aventurar a preparar o prato: o próprio Pedro Landim, meus amigos e cozinheiros Pedro Ivo e Pedro Perdigão: ninguém me levava a sério. Nesse meio tempo, achei na internet pessoas aqui no Brasil que haviam feito o prato e registrado em fotos e vídeo.
Até que um dia, em Búzios, em um evento gastronômico no ano passado, comentei sobre o assunto. A Kátia, dona e cozinheira do Aconchego Carioca (e gênia que criou o maravilhoso bolinho de feijoada da casa, um poema materializado em comida), se interessou pela história. E falou: “Vou fazer esse prato.”
Meses depois, no dia 22 de dezembro de 2010, a Kátia convidou alguns amigos ao Aconchego pra preparar o prato. Deu tão certo que ele desapareceu em segundos, e a Kátia instituiu a data como o Dia do Perupatolinha.

No prato, dá pra ver as três camadas de aves

Há algumas semanas, recebi um email avisando pra reservar o dia. Ao contrário do ano passado, não era minha folga e só pude ir depois do fechamento no jornal, mas haviam guardado um pratinho pra mim. Que delícia! Esse ano, a Kátia se superou no preparado da receita, que tinha uma farofinha incrível de farinha amarela com bacon e frutas secas no recheio e acompanhando. Também falaram muito bem das batatas assadas na gordura das aves, mas quando cheguei não tinha sobrado nenhuma pra contar história. Fica pro ano que vem…
A turminha animada e sortuda que participou do evento

Ainda posei na adega de cervejas do Aconchego

(as fotos são do Bruno Agostini, do Globo)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.